A família é a célula que dá suporte à sociedade em que se insere e com quem mantém uma relação de interdependência por meio de troca de valores e expectativas. Desta forma, as mudanças da e na sociedade interferem na maneira de ser da família, bem como, a maneira como as famílias vivem e decidem, também modifica o modelo de sociedade.
Por conta desta dinâmica social ampla, de tempos em tempos devemos refletir sobre os modelos de família e as dinâmicas sociais que criam esses laços de intensa interação. A cada novo tempo, são percebidas modificações mais ou menos intensas, que refletem ou solicitam novos direitos e novos deveres aos membros das famílias e da sociedade.
A presente obra, levando em consideração as novas e velhas definições acerca da família, faz uma ponte entre os estudos do Evangelho, a Codificação Espírita e as análises da mentora Joanna de Ângelis e de pensadores da atualidade sobre a conjugalidade, o divórcio, o amor, os desafios da paternidade e da maternidade, e muitos outros fatores que atuam direta ou indiretamente nos grupos familiares, proporcionando àqueles que a lerem conhecer um pouco mais e melhor os antigos e atuais conceitos de família e suas organizações, seus novos arranjos.