Em vida, a baiana Amélia Rodrigues foi uma mulher de inúmeras facetas: mestra, literata, polígrafa, abolicionista, pesquisadora, humanista, conferencista, católica militante, romancista, teatróloga, poetisa, educadora, articulista, pensadora, jornalista, estudiosa, ensaísta, tradutora, etc.
Na Imortalidade, agora como autora e benfeitora espiritual, acrescenta-se à sua extensa gama de conhecimentos e atividades a faceta de eminente historiadora, cujas fartas informações espirituais e históricas, descritas com maestria e transbordando de poeticidade, encontram-se, pela psicografia de Divaldo Franco, na Série Evangélica Amélia Rodrigues, através de 10 obras belíssimas, com recordações hauridas nos alfarrábios do Mundo espiritual e nas memórias arquivadas em obras de incomum profundidade por alguns dos apóstolos e contemporâneos de Jesus, encontradas nas bibliotecas do Mais-além.
A presente obra, dividida em dois volumes, é uma homenagem a esta ilustre benfeitora. Reúne pérolas pescadas, em verdadeiro trabalho de fôlego, nas suas obras. Organizadas em ordem alfabética, tais pérolas detalham e contemplam acontecimentos, personagens e lugares relacionados à História da Humanidade, à trajetória e à vida do Mestre Jesus.