A edição março/abril de 2018 da Revista Presença Espírita chega-nos como um bálsamo acalentador, repleta de mensagens luminíferas e esclarecedoras.
Deolindo Amorim, com sua linguagem clara e concisa, traz reflexões acerca da relevância que a investigação científica possui dentro do contexto espírita, alertando-nos para a pouca produção que atualmente se tem tido nessa vertente de estudo.
Em diálogo com o texto de Deolindo Amorim, o artigo da coluna “Ciência Espírita”, tendo como ensejo os 150 anos da obra A Gênese, relembra-nos da teoria neodarwinista e de seu fundamento de que toda variação evolutiva resulta de mutação aleatória, ressaltando como o Espiritismo traz uma visão mais ampla da evolução dos seres vivos, ao considerar a existência do Espírito imortal e sua jornada evolutiva nos dois planos da vida.
Outra importante comemoração que a revista deste bimestre notifica é o aniversário de 160 anos de fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o primeiro Centro Espírita legalmente fundado no mundo. Entre os seus membros estavam nomes como Ermance de La Jonchére Dufaux, as famílias Roustan, Plainemaison e Baudin, além, é claro, do inolvidável codificador Allan Kardec.
Na coluna “Filosofia Espírita” somos convidados a refletir sobre a ausência da delicadeza em nossos hábitos cotidianos, e de como, em face da conturbada rotina que as atuais demandas sociais nos obrigam a estar imersos, essa virtude acabou sendo relegada a segundo plano.
Na Mensagem do Bimestre, a mentora espiritual Joanna de Ângelis nos convoca a silenciar para ouvir Deus, a mergunlhar no mundo íntimo e buscar os objetivos essenciais para a sustentação da vida, evocando como exemplo a figura de Jesus, que, após atender as multidões, buscava o refúgio da solidão para ouvir Deus no “santuário íntimo”.
Acompanharemos, ainda nesta edição, a cobertura completa da 20ª edição do Movimento Você e a Paz em Salvador, realizado nos dias 13, 15, 17 e 19 de dezembro passado, no Dique do Tororó, Barra, Shopping da Bahia e Campo Grande respectivamente, bem como do 10º Encontro Anual de Funcionários da Mansão do Caminho, que nessa edição contou com emocionante apresentação de banda e coral compostos por alunos do Centro Socioassistencial Ana Franco, projeto de arte e música da Mansão do Caminho.
Por fim, em “Para reflerir”, o Espírito Eros brinda-nos com a belíssima mensagem-poesia intitulada “Imitação”, cuja imagem, leveza e poeticidade nos proporcionam profundas meditações.