A pouco e pouco o clima na Terra se renova, as expectativas tornam-se mais otimistas e as esperanças renascem nos corações humanos. Embora a pandemia do novo coronavírus ainda permaneça ceifando vidas preciosas em todo o mundo, a vacinação avança, imunizando os organismos em escala crescente, devolvendo a esperança e o bom ânimo. Entretanto, o projeto Divino da separação do joio do trigo prossegue à medida que o ser humano encarnado neste crucial momento de transição do planeta faz as suas escolhas balizadas no orgulho e no egoísmo, revelados no mais absoluto materialismo, ou na Lei de Amor, que reconduz as almas ao aprisco Divino.
A nossa revista, que se propõe a divulgar o Espiritismo na sua pureza doutrinária, mantendo a coerência com os ensinamentos de Jesus e do seu apóstolo Kardec, sempre publica artigos esclarecedores que contribuam com o processo evolutivo de seus leitores, dessa maneira vem publicando desde o início da pandemia vários artigos que nos ajudam a refletir sobre o momento hodierno e a nos posicionarmos nessa seara como joio ou trigo, como bodes ou ovelhas do rebanho divino, conforme linguagem bíblica, a exemplo da narrativa de Jesus em Marcos 24: 31 a 46 sobre o juízo final. Lá o Mestre deixa claro que aqueles que vivem conforme as Leis Divinas serão chamados de benditos do Pai, considerados os justos, e terão “a vida eterna”, enquanto os ímpios, os que não fazem a vontade de Deus, “serão lançados no fogo eterno”.
Assim, a Revista Presença Espírita tem a proposta de nos ajudar a avaliarmos nossas ações que nos farão merecedores da Terra de regeneração, ou da condução, através de próxima reencarnação, a um planeta de igual ou menor teor vibratório do que vive o nosso orbe hoje. Nesta edição – que será a última impressa, pois a partir do próximo bimestre teremos apenas a versão digital, a ser adquirida avulsamente ou através de assinatura no site da Livraria LEAL –, vários articulistas nos relembram das potências da nossa alma, alertando-nos sobre os perigos da obsessão e da loucura, e de como preveni-las, das belezas da maternidade, do esclarecimento por meio do Espiritismo, trazendo mensagens de esperança em novos tempos e exemplos de vidas que têm colaborado com a construção de um mundo melhor, a exemplo de Divaldo Franco, que em 5 de maio completa 94 anos de existência marcadamente no bem.
Desejamos que 2021, que já alcançou sua metade, traga-nos novas experiências de esperança e serenidade, rumando para dias menos conflituosos e mais plenos de amor entre as criaturas.