Há 150 anos, Luiz Olympio Telles de Menezes dava um importante passo para a divulgação do Espiritismo no Brasil ao fundar o primeiro jornal espírita do país, O Eco de Além-Túmulo. Embora de curta duração, a iniciativa inspirada na experiência de Allan Kardec com a Revue Spirit incentivou o surgimento de diversos periódicos ao longo das décadas, chegando hoje à era digital sem nada dever a outros seguimentos. Essa aurora da imprensa espírita brasileira é rememorada nesta edição pelo articulista Adilton Pugliese, que nos conduz por veredas históricas do Espiritismo no Brasil e na França.
Nossos leitores assíduos já sabem que o mês de agosto é de especial importância para o Centro Espírita Caminho da Redenção e todos a ele vinculados por variados laços de afeto, pois comemoramos o aniversário da Mansão do Caminho, obra socioeducativa da Instituição. A 15 de agosto, a Mansão, como é popularmente conhecida, completará 57 anos de fundada. Trazemos, assim, no presente bimestre, uma original homenagem assinada pelo cordelista José Olívio.
E é a cientista Rejane Planer quem reflete que “Trazer o conhecimento da Doutrina Espírita para o nosso dia a dia é o grande desafio”, para o devido entendimento dos objetivos e do significado da vida, ao discorrer sobre responsabilidade, razão e instinto, sob uma ótica da Ciência, no seu artigo do bimestre.
Enquanto o vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, Geraldo Campetti Sobrinho, que antes de tudo é amigo-irmão da nossa Casa e dos nossos corações, nos honra com os comentários da seção Clássicos do Espiritismo sobre a obra O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, que completa 154 anos de lançamento no dia 1º de agosto.